Em busca de ‘ linhas de fuga’na/ para/ se dirigindo a/ vindo da América Latina

El Panel 96 de 4S/EASST “Em busca de ‘ linhas de fuga’na/ para/ se dirigindo a/ vindo da América Latina” llama a presentación de abstracts hasta el 18 de marzo de 2012. Al profesor Ivan da Costa Marquez pueden enviarse las contribuciones hasta el 11 de marzo de 2012 a: imarques@ufrj.br

Panel 96:

Conhecimento confiável está fortemente associado a conhecimento cientí­fico. A maioria esmagadora dos fatos e artefatos cientí­ficos, no entanto, sí£o produzidos no chamado “Norte Global” e chegam já em suas formas estáveis (como objetos prontos) na América Latina, onde usufruem as vantagens dos atributos de universalidade e neutralidade (apesar dos resultados dos Estudos CTS). Nesses termos é possí­vel afirmar que as ciíªncias modernas do Ocidente constituem uma prisí£o que delimita o espaí§o disponí­vel para os latino-americanos buscarem soluí§íµes para seus problemas práticos, já que ní£o faria sentido experimentar espaí§os e tempos ou propor entidades (objetos, leis, valores) fora do conhecimento universal e neutro – elas estariam simplesmente “erradas” dado que aos latino-americanos faltam usualmente os recursos para construir “contra-laboratórios.” Como um exemplo, em nome da ciíªncia, o Conselho Federal de Nutricionistas no Brasil se opíµe a hábitos locais de nutrií§í£o que grande parte da populaí§í£o brasileira considera eficazes.

Esse painel considera especialmente bem-vindos os trabalhos sobre programas e/ou controvérsias envolvendo conflitos entre conhecimento cientí­fico Ocidental e conhecimento prático local.

Más información en: http://convention2.allacademic.com/one/ssss/4s12/

Tags: , , ,

No comments yet.

Leave a Reply