6 a 11 de setembro de 2011, Recife (PE), Brasil
www.alas2011recife.com | www.blogdoalas.blogspot.com
***
s inscrií§íµes para os Grupos de Trabalhos do XXVIII Congresso Internacional da Associaí§í£o Latino-Americana de Sociologia se encerram no dia 30 deste míªs. Já as chamadas para mesa redonda seguem até a próxima quinta-feira, 31. Abaixo, seguem as propostas de cada GT. Para maiores informaí§íµes sobre os GTs, os procedimentos de inscrií§íµes e sobre o congresso, basta acessar o site: www.alas2011recife.com
GT01 – Ciíªncia, tecnologia e inovaí§í£o
O Grupo de Trabalho objetiva apoiar e viabilizar a troca de experiíªncias e informaí§íµes sobre as formas de produí§í£o, gestí£o e distribuií§í£o de conhecimento científico e tecnológico em diferentes contextos da América Latina e sobre os problemas e soluí§íµes que víªm se apresentando sobre a temática nos países que integram o subcontinente.
GT02 – Cidades latino-americanas no novo milíªnio
GT03 – Produí§í£o, consumos culturais e meios de comunicaí§í£o
í‰ proposta uma reflexí£o sobre as políticas e consumos culturais no marco das transformaí§íµes geradas pelo auge das novas tecnologias da comunicaí§í£o e da informaí§í£o que tem transformado os sistemas de comunicaí§í£o. Novos e velhos atores sociais lutam para definir a direí§í£o das transformaí§íµes, implementando políticas e práticas de consumo cultural na América Latina.
GT04 - Controle social, legitimidade e seguridade cidadí£
Os tríªs conceitos implicados neste GT referem-se í s agíªncias e aí§íµes destinadas a identificar e intervir frente a condutas desviantes e criminais, ao reconhecimento de tais agíªncias e aí§íµes por parte da populaí§í£o e da geraí§í£o em torno da igualdade, previsibilidade e ajuste minimamente aceitáveis para o desenvolvimento da convivíªncia em ambientes cada vez mais complexos.
GT05 - Desenvolvimento rural, globalizaí§í£o e crises
O mundo rural latino americano tornou-se cenário de efervescíªncia econí´mica, social, política, étnica e cultural que, longe de reiterar a continuidade de caminhos já traí§ados, aponta para a emergíªncia de novos processos sociais. Assim, o desenvolvimento rural deve ser visto como parte integrante central dos projetos de crescimento de cada país.
GT06 - Imaginários sociais, memórias e pós-colonialidade
O Grupo de Trabalho se propíµe a ser um fórum plural e intenso do debate simultaneamente necessário ao nosso tempo e fascinante, compilando contribuií§íµes e reflexíµes que objetivem pensar uma análise social descolonizada e atenta í s modalidades de agir/conhecer/sentir alternativas í “modernidade ocidentalâ€.
GT07 - Desenvolvimento territorial e local: desigualdades e descentralizaí§í£o
Analisam-se as concepí§íµes tradicionais e modernas sobre o desenvolvimento local, o ordenamento territorial e sobre a descentralizaí§í£o. A idéia é que se exponham novas experiíªncias teóricas e práticas, lií§íµes aprendidas que permitam aos diferentes participantes gerar debate e discussí£o sobre o papel que tíªm os diversos atores na promoí§í£o do desenvolvimento local dos países da regií£o latino-americana.
GT08 - Desigualdade, vulnerabilidade e exclusí£o social
O fení´meno da desigualdade e da vulnerabilidade é entendido a partir de um marco teórico e metodológico que tem por objeto de estudo as relaí§íµes sociais de dominaí§í£o, nas quais diferentes atores encontram-se em tensí£o e se confrontam a partir de dois pólos: dominante e dominado. Desta perspectiva, pretende-se abordar e refletir sobre estas questíµes a partir de diferentes enfoques teóricos, metodológicos e empíricos.
GT09 - Estrutura social, diní¢mica demográfica e migraí§íµes
As mudaní§as nas estruturas sociais e demográficas, coincidindo com as transformaí§íµes econí´micas das últimas décadas, tíªm mudado as diretrizes tradicionais analíticas e temáticas e tíªm gerado novos e complexos desafios nas ordens da gestí£o e das políticas sociais.
GT10 - Estudos políticos e Sócio-Jurídicos
Sí£o propostas abordagens das relaí§íµes entre sociedade, política e direito compreendidas em diversas questíµes políticas e sócio-jurídicas palpitantes na contemporaneidade latino-americana. A partir de uma matriz sociológica com o aporte das ciíªncias políticas, jurídicas e da filosofia, destaca-se o tema da democracia como eixo central para reflexíµes e debates.
GT 11 – Gíªnero, desigualdades e cidadania
Realí§ando as relaí§íµes de gíªnero numa pluralidade de pesquisas e aí§íµes, o grupo de trabalho procura evidenciar as diversas facetas das desigualdades de gíªnero e as tentativas de superá-las, promovendo equidade. As áreas de educaí§í£o, trabalho, combate a violíªncia, e manifestaí§íµes étnicas e culturais diversas sí£o realí§adas, movimentos sociais e políticas públicas. Espera-se mostrar articulaí§í£o entre temas e agentes.
GT12 - Globalizaí§í£o, integraí§í£o regional e subregional
Propíµe-se um espaí§o para discussíµes com o objetivo de entender facetas da integraí§í£o da América Latina no processo de globalizaí§í£o, atentando para os muros que se erguem inter e entre territórios nacionais e regionais. Priorizam-se trabalhos que explorem essas facetas de maneira comparativa.
GT13 - Reforma do estado, governabilidade e democracia
O Grupo de Trabalho focalizará estudos e pesquisas sobre processos recentes de mudaní§as nas relaí§íµes Estado e Sociedade na América Latina, decorrentes de processos internos de democratizaí§í£o das instituií§íµes, e re-orientaí§íµes na economia global.
GT14 - Hegemonia estadunidense, políticas públicas e sociais e alternativas de desenvolvimento na América Latina
A hegemonia estadunidense e o poder associado dos países centrais com oligarquias locais transnacionalizadas sí£o as causas da crise civilizatória que nos invade. Da nossa regií£o, emergem novos imaginários societais; particularmente a proposta do Estado do Bem Viver, estabelecendo uma alternativa ao capitalismo.
GT15 - Meio Ambiente, sociedade e desenvolvimento sustentável
O modelo de desenvolvimento urbano-industrial, ao mesmo tempo em que elevou í escala geométrica a produtividade do trabalho, ampliou significativamente dois problemas principais: a pobreza e a destruií§í£o ambiental. í‰ preciso repensar essa relaí§í£o e implantar novos parí¢metros de produí§í£o e consumo mais equitativos, assegurando o respeito aos ecossistemas e í rica diversidade cultural da regií£o.
GT16 - Metodologia e Epistemologia das Ciíªncias Sociais
A identidade epistemológica da sociologia é a preocupaí§í£o deste grupo que, para pensar a construí§í£o do conhecimento a partir das transformaí§íµes ocorridas nas últimas décadas, propíµe nove linhas de debate, relacionadas ao conhecimento sociológico, a estratégias e ensino de metodologia e especificidades do tema na América Latina.
GT 17 - Pensamento latinoamericano e teoria social
Este grupo reunirá estudiosos(as) da teorias clássicas e contemporí¢neas sobre/na América Latina, buscando ní£o só estimular o debate, como também reforí§ar os elos da discussí£o coletiva latino-americana. Entre as áreas de interesse, destacam-se os desafios da globalizaí§í£o do capital e da complexificaí§í£o da divisí£o internacional do trabalho, bem como as expressíµes da (in)justií§a e do (ní£o)reconhecimento, das identificaí§íµes, articulaí§íµes e hibridizaí§íµes de coletividades, movimentos e redes sociais.
GT 18 - Reestruturaí§í£o produtiva, trabalho e dominací£o social
O GT 18, cujo eixo central é o Trabalho, explorará as novas configuraí§íµes do trabalho e a centralidade desta categoria, particularmente no contexto latino-americano. Interessam no debate “reestruturaí§í£o produtiva e as problemáticas do mercado de trabalho, movimentos sócio-políticos-laborais, regulaí§í£o, categorias profissionais e, ainda, processos sociais de trabalho, poder e subjetividade.
GT19 - Saúde e seguridade social: transformaí§íµes sociais e impactos na populaí§í£o
Neste GT a sociologia da saúde é trazida para o contexto latino-americano, com o intuito de promover o intercí¢mbio de ideias e reflexíµes sobre as transformaí§íµes sociais associadas í s conjunturas político-econí´mico-culturais contemporí¢neas, no que tange í s relaí§íµes entre o Estado, instituií§íµes e políticas públicas. Com esse objetivo e tendo como eixo a proposta de integralidade das aí§íµes de saúde, o GT propíµe 11 eixos temáticos que enfatizam as relaí§íµes entre saúde, cultura e sociedades.
GT20 - Sociedade civil: protestos e movimentos sociais
O foco deste GT é a heterogeneidade de formas das aí§íµes coletivas contemporí¢neas na América Latina e seu impacto nas relaí§íµes de forí§as histórico-políticas na regií£o, marcada por desigualdades sociais, diferení§as culturais e mecanismos de dominaí§í£o e exclusí£o. Interessam tanto trabalhos voltados para questíµes teóricas e metodológicas acerca do tema quanto estudos de caso relacionados.
GT21 - Sociologia da religií£o
A proposta deste GT é estimular a reflexí£o sobre o papel das religiíµes nas transformaí§íµes ocorridas na América Latina. Interessam as relaí§íµes entre religií£o e percepí§í£o de si, construí§í£o de memória, cultura e identidade, bem como da religií£o com discursos científicos, modelos de desenvolvimento, meio ambiente e lutas políticas e sociais.
GT22 - Sociologia da infí¢ncia e juventude
Este GT, composto por oito eixos temáticos, é um espaí§o para divulgaí§í£o e debate da questí£o das crianí§as e jovens, levando em conta as diferentes formas de representar e vivenciar os ciclos de vida na diversidade sócio-cultural das sociedades latino-americanas, as relaí§íµes de gíªnero e as mudaní§as que acontecem no bojo dos processos de modernizaí§í£o que afetam a regií£o.
GT23 – Sociologia do esporte, ócio e tempo livre
GT24 - Violíªncia, Democracia e seguridade. Defesa e promoí§í£o de direitos
A centralidade assumida pelos temas democracia, seguraní§a e cidadania na agenda política contemporí¢nea é o ponto de partida deste GT, que reúne pesquisadores voltados para as questíµes da violíªncia, da seguraní§a e dos direitos.
GT25 - Educaí§í£o e desigualdade social
Reúnem-se neste GT pesquisadores interessados em debater o lugar da Universidade e da educaí§í£o superior frente í s necessidades sociais e í s aspiraí§íµes de autonomia e de liberdade dos povos da América Latina no contexto da crise econí´mica que eclodiu a partir de 2008. Destaque para os vínculos da Universidade e da educaí§í£o superior com a economia, cultura e sociedade, políticas educacionais específicas, dentre outros.
GT26 - Sociologia das emoí§íµes e do corpo
Este GT busca o intercí¢mbio de pesquisas, idéias e experiíªncias sobre o lugar das emoí§íµes e dos corpos na construí§í£o de sensibilidades e sociabilidades no processo de formaí§í£o da América Latina, tanto ao longo de sua história colonial, como no contexto de dominaí§í£o atual. Interessam, ainda, temas transversais em relaí§í£o ao corpo, í s emoí§íµes e ao sofrimento social, entre outros.
GT27 - Movimentos campesinos e indígenas na América Latina
Os atuais movimentos indígenas tíªm estabelecido agendas amplas, que articulam demandas populares e mesmo sinalizam para outras modelos de formaí§í£o estatal. O objetivo deste GT é produzir uma ampla radiografia das estratégias de luta dos movimentos indígenas na América Latina, identificando suas metas e bandeiras, contribuindo para compreender sua diversidade e potencialidade transformadora.
GT28 - Interculturalidade: povos originários, afro e asiáticos na América Latina e Caribe
A proposta deste GT é debater e intercambiar estudos e pesquisas sobre relaí§íµes interculturais, sociedades pluriétnicas e utopias latinoamericanas; as relaí§íµes entre políticas públicas numa perspectiva intercultural e o Estado na América Latina e no Caribe; a institucionalizaí§í£o de direitos civis e políticos pluriétnicos, e a problemática das desigualdades sociais; além da análise das tensíµes subjacentes aos processos de formaí§í£o de Estados pluriculturais, pluriétnicos e plurinacionais.
GT29 - Outra globalizaí§í£o: novos saberes e práticas científicas, literárias e artísticas
A proposta deste GT é relacionar de forma crítica e criativa as ciíªncias sociais, as artes, as letras e os saberes com o mundo da vida, de forma a produzir um giro epistemológico para dissolver os paradigmas da colonialidade e problematizar que conteúdos analítico-hermeníªuticos sí£o apropriados para compreender os símbolos que expressam as formas de nascer, amar, trabalhar, festejar, pensar e morrer na América Latina.
GT30 - América central e Caribe: conflitos, crises e democratizaí§í£o
As problemáticas sociais econí´micas, políticas e culturais da América Central e Caribe sí£o o foco deste GT, que será um ponto de encontro para reivindicaí§íµes de alternativas sérias, comprometidas e democráticas, a partir das quais se proponha a articulaí§í£o de projetos de desenvolvimento econí´mico, social e político, com respeito í vontade dos povos.
Comissí£o de Comunicaí§í£o do XXVIII Congresso Internacional da ALAS
Lena Carvalho – Doutoranda em Sociologia (UFPE)
Gabriela Falcí£o – Mestranda em Ciíªncias da Comunicaí§í£o (UNL, Portugal)
Raíza Cavalcanti – Mestra em Sociologia (UFPE)
Maria Eduarda – Graduanda em Ciíªncias Sociais (UFPE)
Vítor Bahia – Graduando em Ciíªncias Sociais (UFPE)
í‰der Leí£o – Professor substituto, Dept° Ciíªncia da Informaí§í£o (UFPE)
E-mail: [email protected]
Comentarios recientes